Rastreabilidade: uma das razões para ter um ERP para gestão de estoque

já não é mais possível fazer sua empresa acompanhar a aceleração do mercado sem um sistema ERP. 

A quantidade de consumidores cresce em ritmo altíssimo, o que é bom, porque cria demanda e incentiva o aumento da produtividade. Mas nem tudo são flores para os empresários.

A globalização, que acelera o consumo e o aumento de produção, é aquela que também aproxima o consumidor de seu fornecedor. O fornecedor sabe das necessidades e preferências de seu cliente, visto que é o destino final de seu produto. Porém, o exponencial crescimento de exigências, reforçado por sobreavisos de que, se alguma delas não for atendida, o consumidor pode avaliar de forma negativa e, consequentemente, prejudicar a sua marca, revelam o lado negativo dessa dinâmica. Ter o controle dessa situação somente é viável com o trabalho de um sistema ERP.

A necessidade de vender mais para um mercado cada vez mais cheio de exigências e particularidades obriga o varejo a enfrentar uma pressão competitiva e requisitos legais altamente rigorosos. Diante disso, há uma série de fatores a ser contemplada para que os objetivos sejam alcançados.

 O desejo da visibilidade dos processos, a satisfação do cliente, o lucro e a confiabilidade. Para dar conta de tudo isso em cada item do estoque, os empresários encontram na rastreabilidade um meio para tornar possível a superação dos desafios diariamente.

Rastreabilidade executada por um sistema ERP.

A rastreabilidade consiste em documentar cada passo de um produto desde a sua entrada até a sua saída. Sem ela, você não consegue atender às demandas, a quantidade e nem a qualidade do produto e do cliente. A falta de registros de tudo o que você implementa em seus processos se transforma em um obstáculo para a rotina de sua empresa, já que não há um controle efetivo de suas ações. Com a rastreabilidade o local e o histórico de cada item são registrados, criando uma identificação automatizada. Essas informações, ao darem visibilidade completa dos processos, otimizam a rentabilidade; posto que permitem localizar custos, perdas e baixas de vendas. Assim, aprimora-se a qualidade de todas as esferas das empresas, como, por exemplo, as operações e do atendimento.

Seu software de gestão faz isso? Implante um sistema ERP.

Desde ações como localizar lotes de produtos, até as mais complicadas, como levantamento de todos os itens acabados e não acabados em estoque para cumprimento de responsabilidades fiscais, a rastreabilidade abrange todos os comandos feitos no seu sistema de gestão que, para realizar essas tarefas efetivamente precisa ser uma ferramenta com controles integrados de toda a empresa e principalmente um software especializado nas rotinas e particularidades do seu segmento de atuação.

O que um sistema ERP completo e integrado permite realizar:

Uma rastreabilidade que te capacita a cumprir normas de qualidade e regulamento e um gerenciamento proativo com regularizações em tempo real que inclusive permitem prever falhas.

Só assim, você aumenta a produtividade e a segurança dos seus funcionários e ainda mais a satisfação dos seus clientes como a margem de lucro gerenciando a qualidade dos seus processos e produtos com excelência e diminuindo seus custos ao eliminar as inconformidades.

Que tal conhecer um sistema ERP completo e robusto que foi desenvolvido justamente para agilizar e otimizar seus processos no varejo e atacado

 e integrá-los às transações fiscais, contábeis e financeiras?

Conheça as soluções para varejo e atacado da GTEX, que está   desenvolvendo as melhores práticas para encurtar o caminho do

empresário para o sucesso.

5 comentários em “Rastreabilidade: uma das razões para ter um ERP para gestão de estoque”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?