Planejamento de recursos empresariais(enterprise resource planning) mais conhecido como ERP, pode ser definido mais facilmente como uma ferramenta que permite integrar todos os departamentos de uma empresa, ex. compras, estoque, vendas, financeiro, fiscal, Rh e outros.
Como funciona?
O funcionamento básico de um erp é que todas as informações sejam compartilhadas entre os departamento de forma que um cliente que seja cadastrado pelo setor de vendas não seja cadastrado novamente pelo financeiro.
Quanto custa?
O valor de um sistema de gestão empresarial pode variar muito, pois existem softwares bem simples que faz um controle básico e limitados das informações, e por outro lado softwares gigantescos que visam a controlar cada detalhe do processo empresarial, então temos softwares que podem custar R$100,00 e softwares que podem custar R$1bilhão.
Como implantar?
As formas de implantação de um erp pode varia de acordo com o modelo de comercialização, tamanho da empresa, complexidade do erp.
Existem dois modelos mais comumente usados, on premisse que a própria empresa que contratou o erp tem a responsabilidade pelo servidor, e Saas onde o servidor é de responsabilidade da softwarehouse.
Geralmente o modelo Saas tem implantação mais rápida, pois na maioria dos casos o próprio cliente faz a implantação por meio de tutoriais e vídeos. Já no modelo on premisse é comum que algum consultor da softwarehouse acompanha os treinamentos e parametrizações.
Quais os maiores?
Hoje os maiores Erps do mundo são: Oracle Erp, Sap, Totvs e no Brasil tem algumas empresas que vem crescendo muito como a Sankya, Senior, Linx.